Cansei de ver pessoas alertando para o funil, que estava apertando, depois da divulgação da fusão Sonae e Aliansce.
Pois é, mesmo com estes comentários, com um ar de alarmante, eu gosto do tal funil estar apertando.
O espaço diminui para todos profissionais, fornecedores e lojistas?
Estou certo que não. Muito ao contrário, o funil valoriza os bons; sejam em qualquer área que atuem. Os profissionais serão valorizados, já que o tal funil vai poder avaliar ainda melhor a cada um, em sua área. E isso é bom para o mercado. Sou totalmente a favor da concorrência honesta e profissional.
O tal funil servirá para que profissionais, lojistas e fornecedores apliquem-se mais para serem sempre os melhores. Fusões não significam salários menores, nem custos mais altos para os lojistas e, certamente, também, não diminuirá a remuneração dos prestadores de serviço.Eu acredito que será exatamente ao contrário, mas para os melhores – para os realmente especiais.
Nosso mercado de shopping center é maduro, extremamente profissional, e todas as empresas, envolvidas em fusões, são exemplares. Parece que os questionadores das fusões esquecem o tamanho destas empresas individualmente e, por consequência, não imaginam o quanto mais fortes essas empresas se tornarão.
Isso é muito bom para o mercado que também mostra a força do país que parece começar a se movimentar. As fusões, ao meu ver, são extremamente salutares e tornam o produto Shopping Center ainda mais atraente. Isso movimenta os grupos empreendedores menores e, certamente, anima os que estão entrando no mercado; ou pensam em entrar.
Podem aguardar que outras fusões virão, assim como novos projetos, expansões e retomada de obras paralisadas em função da crise.
Sergio Molina